MEDICAMENTOS SOLICITADOS NÃO SÃO RETIRADOS

• NO ÚLTIMO ANO CERCA DE 75 MIL REAIS EM MEDICAMENTOS FORAM DESCARTADOS

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 03/03/2017 às 05:17   |   Imprimir

A Coordenadoria Municipal da Saúde de Santo Cristo, informa aos pacientes que a falta de alguns medicamentos na farmácia básica, é devido à última compra de medicamentos ter sido realizada somente em março de 2016.

Em janeiro de 2017, foi realizada uma compra destes medicamentos básicos para repor esta demanda, mas devido a parte burocrática que deve ser seguida, estes medicamentos devem chegar a partir do mês de abril.

Referente aos medicamentos da lista especial comprados pelo município, na forma de pedido, existe uma grande preocupação da coordenadoria. Ao mesmo tempo que há uma grande procura, há também um grande descaso por parte dos pacientes.

Grande parte destes medicamentos encomendados pelos pacientes, ficam nas prateleiras da farmácia sem serem retirados, e acabam vencendo.

No ano passado cerca 75 mil reais em medicamentos especiais foram descartados pela saúde do município, com o prazo validade vencido, e ainda há em estoque cerca de 50 mil reais em medicamentos solicitados na farmácia que não foram retirados.

Acreditamos que os motivos que acarretam estas perdas são vários como:

- Paciente acaba falecendo

- Paciente troca de medicação por vários motivos e não avisa a farmácia.

- O tempo de espera até que a medicação chegue acaba fazendo com que o paciente desista de procurar pelo mesmo.

- Medicamentos novos e modernos acabam não sendo bem tolerados pelos pacientes.

Por estes e outros motivos a Coordenadoria Municipal da Saúde de Santo Cristo estará realizando um recadastramento destes medicamentos especiais, onde os mesmos serão monitorados, e os pacientes serão responsabilizados se não houver retirada.  É solicitado aos pacientes que façam o pedido somente em casos realmente necessários.