Carteira de Trabalho Digital
Carteira de Trabalho Digital
- Publicado em: 06/05/2020 às 09:30 | Imprimir
Carteira de Trabalho agora é emitida apenas na versão digital
Em substituição à carteira física, a emissão da Carteira de Trabalho se dá apenas por meio digital. O antigo documento, no entanto, não perde a validade e deve ser guardado se por necessidade for preciso comprovar tempo de serviço.
O documento pode ser solicitado pelo site ou pelo aplicativo, disponível para IOS e Android. Ela será emitida para quem precisa fazer pela primeira vez, perdeu ou danificou a carteira. No entanto, qualquer pessoa que deseja habilitá-la também pode fazê-lo.
A mudança procura assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. Por exemplo, ao ser contratado, o novo empregado não precisa mais apresentar a carteira em papel. Basta informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.
Passo a passo para a carteira digital
Pela internet
Digitar https://gov.br/trabalho - ícone Carteira de Trabalho Digital - "obter" - botão verde, solicitar
Se já tem cadastro: digite CPF - próxima - senha - entrar
Se for preciso se cadastrar: preencha os dados pessoais - clique em "não sou robô" - ler e aceitar os termos - continuar. Responda as três perguntas - continuar - marque a opção e-mail ou SMS - valide o cadastro via o link enviado por e-mail ou código via SMS e crie sua senha.
Pelo aplicativo celular
Se já possui senha: entrar - CPF - próxima - senha - entrar
Se for preciso cadastrar: preencha os dados pessoais - clique em "não sou robô" - ler e aceitar os termos - continuar. Responda as três perguntas - continuar - marque a opção e-mail ou SMS - valide o cadastro via o link enviado por e-mail ou código via SMS e crie sua senha.
O passo a passo está disponível em versão pdf pelo link: https://empregabrasil.mte.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Passo-a-Passo-CTPS-DIGITAL-APP-e-WEB.pdf