EMPREENDIMENTO LEITEIRO

• EMPREENDIMENTO LEITEIRO DA FAMÍLIA BOHN JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO EM LINHA REVOLTA

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 05/10/2023 às 15:21   |   Imprimir

O produtor de leite Neldo Bohn, a mulher, Danídia, e o filho, Carlos, receberam o prefeito, a primeira-dama, Maria Ester Hartmann Philippsen, o secretário de Governo, Irineu Aloisio Angst, o coordenador de Obras do Interior, Miguel Seger, o vereador Clóvis Lucas Kowalski (MDB), colaboradores, fornecedores e convidados para apresentar o empreendimento construído em Linha Revolta.

A construção, de 90 por 31 metros, tem capacidade para 130 vacas em ordenha. Atualmente abriga 106, mantidas no sistema Compost Barn, que consiste em uma instalação coberta de cama coletiva para descanso dos animais e recolhimento dos dejetos orgânicos. O sistema permite a redução dos custos e mais conforto e bem estar às vacas, proporcionando maior produtividade e cuidado com o meio ambiente.

O empreendimento, que contou com a prestação de serviços gratuitos da prefeitura pelo programa Invista Mais em Santo Cristo, é equipado com alta tecnologia, como o robô Juno, que empurra alimento aos animais durante as 24 horas do dia. A produção diária da granja é de 4 mil litros de leite, com previsão de incremento para 5,5 mil litros até o final do ano. A ordenha, totalmente automatizada, é feita com maquinário importado da Holanda.