AUXÍLIO BOMBEIROS

A Coordenadoria Municipal de Saúde segue com as providências de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Mais uma ação contou com o auxílio de componentes do corpo de bombeiros voluntários, aos quais se juntaram também funcionários da Coordenadoria de Infraestrutura Urbana, formando três equipes, que contaram ainda com o auxílio de uma retroescavadeira, um caminhão e duas caminhonetes. Ao todo, atuaram 11 bombeiros, nove agentes de epidemias e servidores do setor de Saúde e dois servidores de obras urbanas.

Durante o mutirão foram feitos o recolhimento de entulhos e a eliminação de criadouros e focos, além de prestação de orientações sobre a prevenção. A ação, com o saldo de vistoria de dez terrenos com residência e mais de 20 imóveis baldios, culminou com o carregamento de dez cargas de lixo. Também foi recolhido lixo ao longo da avenida Celso Antônio Hartmann até o trevo.

Segundo o coordenador do grupo de bombeiros, Gabriel Mallmann Noschang, é preciso eliminar todo objeto que possa acumular água. O inseticida lançado pelo fumacê não mata as larvas, que estão nas caixas d’água, potes, baldes, pneus, onde estão os focos do mosquito. Por isso, é necessário manter os terrenos sempre limpos e recolher objetos que acumulam água, até tampinhas de garrafas e cascas de ovos.

Levantamento da Vigilância Sanitária aponta que 80% dos criadouros estão nos pátios das casas. Ainda conforme o setor de Vigilância e Combate a Endemias, em oito dias, os ovos depositados pela fêmea que ficam escondidos em algum lugar dentro de casa e no quintal, em contato com a água, podem virar larva, pupa e depois mosquito adulto, que vai transmitir doenças.

A gestão municipal continua recebendo reclamações e denúncias, o que auxilia a mapear os pontos críticos, nos seguintes telefones, sem que a pessoa necessite se identificar: 3541-1190 e 3541-1191.