Entrega de cestas através do PAA

• Prefeitura de Santo Cristo realiza a entrega de cestas de alimentos através do PAA

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 26/02/2021 às 16:04   |   Imprimir

Na última quarta-feira 24/02, foi realizada mais uma entrega de cestas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nessa etapa 60 cestas foram entregues às famílias em situação de vulnerabilidade social beneficiárias do Programa Bolsa Família inscritas no CAD-Único, por meio do cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

As cestas foram compostas com os seguintes itens: bolacha colonial; cuca colonial; conserva de vegetais; massa caseira; melado colonial; ovos de galinha convencional; ovos de galinha caipira/colonial; pão colonial; repolho; raiz de mandioca / aipim.

O PAA é um programa do Governo Federal que busca incentivar a agricultura familiar, promover a organização produtiva e econômica no meio rural e incentivando o fortalecimento dos pequenos agricultores, mais de uma dezena de produtores já foram habilitados para fornecer os alimentos que produzem. O programa tem a finalidade de promover a segurança alimentar das famílias mais carentes com o acesso à alimentação adequada e saudável. Por meio do programa é feita a compra de alimentos produzidos pelos agricultores, que são destinados às pessoas que não têm acesso à alimentação adequada. O programa é executado com recursos do Ministério da Cidadania, que celebrou termo de adesão com a administração pública municipal, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado.

Em Santo Cristo o PAA é coordenado pela Coordenadoria da Agricultura, responsável pelo cadastramento e acompanhamento dos agricultores fornecedores, com o apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Assistência Social, que é responsável pela seleção das famílias que recebem os alimentos.

O programa de Aquisição de Alimentos contribui de várias formas para uma sociedade mais justa, proporciona a inclusão produtiva ao comprar da Agricultura Familiar, gerando renda e garantido o preço dos produtos. Contribui para a segurança alimentar ao oferecer alimentos de qualidade, fortalece a economia local.