Realizadas atividades de manejo de solos e de retenção de água

• A primeira atividade foi realizada na propriedade de Valdecir Thewes, na Esquina Thewes

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 19/06/2015 às 10:55   |   Imprimir

A Comissão Municipal do Uso e Manejo do Solo, integrada por representantes de diversas entidades do município, definiu, em reunião realizada no dia 03 de junho, um conjunto de atividades sobre uso e manejo dos solos e à retenção das águas da chuva que serão realizadas no município no decorrer deste ano, fazendo parte das atividades que serão desenvolvidas em todos os municípios da Região Noroeste no Ano Internacional dos Solos.

Além de mobilizar a comunidade, em especial, os agricultores, também foram definidos projetos pilotos a serem desenvolvidos em comunidades do interior reunindo agricultores interessados em adotar práticas de conservação que possam servir de parâmetro para outras propriedades. Nesse sentido, vem sendo desenvolvidas atividades práticas que envolvem as secretarias municipais de Agricultura e de Obras, a Emater local e agricultores/propriedades rurais.

A primeira atividade foi realizada na propriedade de Valdecir Thewes, na Esquina Thewes, local em que foram demarcados locais e executadas obras de conservação do solo.

No dia 17, na propriedade da família de Olímpio Becker, na Dona Belinha, foi realizada reunião com um grupo de 10 famílias de agricultores para a elaboração e execução de um projeto de proteção do solo e nivelamento de estrada para a retenção das águas da chuva.

Além destas, diversas atividades de planejamento e de execução prática deverão ser realizadas no decorrer do ano visando sempre reforçar culturalmente a necessidade de adoção permanente de hábitos para o correto uso e manejo dos solos e a retenção das águas da chuva na própria lavoura.