Ações concretas para retenção das águas da chuva

• objetivo é demonstrar as vantagens do sistema e incentivar os demais agricultores a ter cada vez mais atenção e cuidado em conservar o solo

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 03/09/2015 às 07:39   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal, a Emater e integrantes da comissão municipal do solo têm organizado um grupo de agricultores da Dona Belinha para a implantação de sistemas de retenção das águas da chuva nas lavouras através de base larga interligando as propriedades, evitando a erosão e principalmente buscando manter a conservação das estradas. Os agricultores que adotaram o sistema se beneficiaram do programa de subsídio de máquinas da municipalidade.

O objetivo é demonstrar as vantagens do sistema e incentivar os demais agricultores a ter cada vez mais atenção e cuidado em conservar o solo, por diversos meios, mantendo sua fertilidade e produtividade, evitando todo tipo de erosão e, consequentemente, evitando que as águas das lavouras venham a danificar as estradas municipais.

A atividade faz parte dos trabalhos que estão sendo realizados no município, a partir da organização regional da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Emater, cooperativas, sindicatos de trabalhadores rurais e entidades ligadas ao setor agrícola.

A comissão municipal de Santo Cristo é coordenada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente  e constituída pela Cotrirosa, Coopermil, Coopasc,  Fundec, COMDAMA, Casa Familiar Rural, Dinon, Camera, Sindicato dos Trabalhadores Rurais,Cresol e  Sicredi.