Professores concluíram formação pelo Pacto Nacional de Alfabetização

• A formação foi coordenada por professores do próprio Município que participaram de vários cursos de preparação

Assunto: Educação  |   Publicado em: 05/12/2014 às 17:18   |   Imprimir

Vinte e dois professores alfabetizadores das escolas municipais Paulo Freire, Mainardo Pedro Boelhouwer, Santa Maria, São Sebastião e Rio Branco concluíram no dia de ontem a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Matemática.

Durante todo ano, os professores do Ciclo de Alfabetização - 1º, 2º e 3º ano – participaram de encontros que totalizaram 160 horas de formação continuada. A formação foi coordenada por professores do próprio Município que participaram de vários cursos de preparação orientados por profissionais da Universidade Federal de Santa Maria.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e dos municípios para assegurar a plena

alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino

Fundamental. Para o alcance desses objetivos, as ações do pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.