Educação Infantil de Santo Cristo é destaque no Estado

• Um conjunto de fatores tem contribuído para que a oferta de Educação Infantil seja proporcionada à sociedade em quantitativo crescente, com eficiência

Assunto: Educação  |   Publicado em: 06/12/2013 às 17:29   |   Imprimir

Um conjunto de fatores tem contribuído para que a oferta de Educação Infantil seja proporcionada à sociedade em quantitativo crescente, em prazo menor e com muita eficiência. O Município de Santo Cristo, enquanto ente público, preza muito pelo atendimento a essa importante demanda e sente orgulho pelos avanços construídos na área. Pela Constituição Federal, a oferta de educação infantil é de responsabilidade dos municípios.
Segundo levantamento publicado pelo próprio Tribunal de Contas do Estado do RS, Santo Cristo se encontra em 52º (quinquagésimo segundo) lugar em oferta de educação infantil entre os 497 municípios do Estado do RS e em 4º lugar em toda região missioneira. Encontra-se, dessa forma, entre os 10% de municípios do Estado que mais investem na educação infantil atendendo distintamente crianças de 0 a 3 anos e de 4 e 5 anos. Duas particularidades da educação infantil de Santo Cristo se destacam regionalmente: a existência de uma creche no interior do Município e a abertura das creches nos 12 meses do ano, inclusive em janeiro e fevereiro, garantidas as férias regulamentares de cada profissional.
O Município atende 396 crianças nas suas escolas de educação infantil e disponibiliza diretamente de um quadro de 51 profissionais: 23 professoras e 28 atendentes de creche.
A oferta de vagas em creches ocorre em três escolas: na cidade, nas escolas Cládis Donadel de Wallau e Leopoldo Ames, e no interior, na Vila Bom Princípio Baixo. As demais escolas - Paulo Freire e Mainardo Boelhouwer, na cidade, e as escolas de Vila Laranjeira, Dona Belinha, Vila Sírio (por convênio) atendem crianças de 4 e 5 anos. Cada escola tem número determinado de vagas e atende em seu espaço físico tantas crianças quantas vagas oferece.
O crescimento da demanda da educação infantil, sobretudo das creches, tem aumentado significativamente. Mesmo com todo esforço feito pelo Governo Municipal para a disponibilização do número suficiente de vagas, independente de escola, é possível que ainda haja pequena demanda reprimida de vagas no início do próximo ano letivo na faixa etária de 0 a 3 anos.