Terceira etapa do PCE é desenvolvida nas escolas

  • Nesta nova etapa, o tema abordado é a agroecologia

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 21/08/2015 às 08:29   |   Imprimir

            A terceira etapa do PCE – Programa de Cooperativismo nas Escolas está sendo desenvolvida nas cinco escolas municipais de ensino fundamental no mês de agosto. O programa é desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Educação e a Cooperluz e beneficia os alunos do 7º ao 9º anos.

            Nesta nova etapa, o tema abordado é a agroecologia. Inicialmente, os alunos e professores participam de palestra proferida por engenheiro agrônomo sobre o tema na abordagem de uma forma diferenciada de produzir e de viver. A agroecologia é apresentada e debatida principalmente sob o enfoque da adoção de hábitos e modos de produção compatíveis com a preservação ambiental, bem como da produção de alimentos saudáveis e orgânicos, sem o uso de agrotóxicos pelas famílias agricultoras da região. Estudos apontam a nossa região como uma grande consumidora de pacotes químicos, adubos e agrotóxicos de uma forma geral. O resultado destas ações já começa a refletir na saúde da população, mas a maior parte dos seus efeitos ainda é desconhecida.

Os encontros de formação através do programa têm proporcionado aos alunos e professores preciosos momentos de debate acerca dos modos de produção e de consumo que temos adotado como "padrão" em nossa região.