Professores participam de formação sobre jogos de tabuleiro

  • O encontro de aperfeiçoamento busca preparar os profissionais para promover a divulgação, a disseminação e o interesse pelos jogos lógicos

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 11/09/2015 às 08:41   |   Imprimir

No dia de hoje acontecerá o 3º encontro de formação dos Jogos de Tabuleiro, que está sendo oferecido pela Secretaria da Educação para  professores da rede municipal divididos em duas turmas. O encontro será realizado na Escola Paulo Freire no turno da manhã e tarde.

          A formação busca promover a divulgação, a disseminação e o interesse pelos Jogos Lógicos de Tabuleiro, bem como seu aprendizado, trazendo como principal benefício o exercício do raciocínio lógico. Assim como na prática de esportes, em que se tem interesse pela diversão ou mesmo pela competição, o indivíduo muitas vezes não percebe o cansaço que o exercício físico provoca, da mesma forma os jogos lógicos, interessantes e divertidos, promovem a atividade cerebral afastando a preguiça e a ociosidade mental que tende a aumentar com o envelhecimento do indivíduo. Este exercício mental rotineiro tem impacto direto na qualidade de vide em todas as faixas etárias.

Os Jogos Lógicos de Tabuleiro são apresentados em uma sequência didática de complexidade crescente, onde a cada etapa procura-se acrescentar um novo conceito de associação lógica. Diferentes jogos, com distintos cenários, regras e grau de dificuldade, são apresentados, como jogos de bloqueio e alinhamento, jogos de deslocamento, jogos de posicionamento, jogos de captura, jogos de caça, e jogos relacionados ao Xadrez. Os jogos são praticados em quatro modalidades: o tradicional jogo com o tabuleiro sobre a mesa, o jogo no computador, o jogo “gigante” e o jogo “vivo”.

  Os professores que participam da formação desenvolvem os jogos com os alunos durante as aulas. Dentro do projeto de formação será realizada no dia 14/11 a I Olimpíada de Jogos de Tabuleiro de Santo Cristo no Parque de Exposições com início às 8h30min.