Secretaria realizará campanha de prevenção de câncer bucal

• O DIA D da Campanha é o dia 31 de maio, Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 15/05/2014 às 16:52   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde inicia neste mês de maio a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. O DIA D da Campanha é o dia 31 de maio, Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal. Cirurgiões dentistas da rede municipal de saúde estarão realizando exames gratuitos de lesões bucais e orientação à população sobre formas de prevenção e riscos da doença. A mobilização acontecerá no posto de saúde da sede e no Centro Municipal de Saúde, das 8h às 12h, e das 13 às 17 horas.
Além de cáries e doenças da gengiva, o câncer de boca tem preocupado muitos brasileiros. Em 80% dos casos o câncer de boca é descoberto em estágios elevados, mas se for descoberto nas fases iniciais cerca de 90% das lesões têm cura. Portanto, a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas para evitar desfechos mais agravantes.
Fumo, álcool, sol, má higiene e uso de próteses dentárias mal-ajustadas são as maiores causas do câncer de boca. Os principais sintomas da doença são o aparecimento de feridas que não cicatrizam em até duas semanas, ulcerações superficiais e indolores (que podem sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.
A principal forma de se detectar a doença, de modo precoce, é pelo autoexame. Mesmo que a pessoa não encontre alterações, é importante a consulta regular ao dentista para o exame clínico da boca.

Abra a boca! Examine! Previna!