DENGUE

• DENGUE MOTIVA DECLARAÇÃO DE ESTADO DE ALERTA

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 06/03/2020 às 15:25   |   Imprimir

DENGUE MOTIVA DECLARAÇÃO DE ESTADO DE ALERTA
Em seu retorno à frente do Executivo, por meio de decreto, o prefeito instituiu estado de alerta no território do município. A medida levou em conta a confirmação de casos de dengue e a existência de suspeitas de outros em processo de investigação. Em razão disso, ordenou a prática de medidas para aumentar o combate ao mosquito transmissor da doença, entre as quais: intensificação do recolhimento de entulhos e lixo e de visitas domiciliares por parte de agentes de endemia; mobilização social para ações preventivas; e contratação emergencial de pessoas e equipamentos e materiais de consumo, inclusive por compra e contratação direta.
Por meio de projeto de lei, foi solicitada autorização à Câmara de Vereadores, em regime de urgência, para contratação emergencial de três agentes de combate a endemias. Também foi ordenada a compra de repelentes para distribuição e utilização em locais públicos. Além disso, a gestão reivindicou, à Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Rosa, o encaminhamento e auxílio de veículo utilitário (fumacê) para borrifar inseticida na cidade, tanto no centro como nas vilas, cujo pedido foi atendido. Ainda, foi organizado esquema especial de recolhimento de entulhos e lixo e a comunidade toda foi convidada a auxiliar na erradicação do mosquito transmissor da dengue com a eliminação de todo e qualquer foco propício ao desenvolvimento de larvas do inseto.