APLICAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS

• PROSSEGUE APLICAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 19/06/2020 às 16:01   |   Imprimir

Entre as medidas de prevenção à covid-19, continua a aplicação de testes rápidos, dos 500 adquiridos pela prefeitura. Até agora foram utilizadas em torno de 150 unidades, os primeiros direcionadas aos profissionais da saúde e, durante a semana, os alvos foram policiais civis e militares, agentes penitenciários, bombeiros voluntários, caminhoneiros e empregados da indústria e do comércio que têm maior contato com o público (foto 1).

Os exames rápidos detectam se a pessoa tem ou se nunca teve contato com o vírus ou ainda se tem anticorpos e a testagem é oferecida gratuitamente. Os resultados são obtidos em cerca de 20 minutos e todos apontaram para a ausência de contaminação, já que todos testarem negativo para a presença do vírus.

Aquisição de termômetros digitais e distribuições de máscaras

Com o objetivo de realizar medições de temperaturas com precisão, sem contato direto com o paciente, e para detectar possíveis infecções, a prefeitura adquiriu termômetros digitais infravermelhos, que serão utilizados nas ações preventivas desenvolvidas pelo município. Mais aparelhos serão adquiridos em breve, destinados para as escolas quando do retorno de suas atividades.

Além disso, servidoras e agentes de saúde, nas vilas Philippsen 1 e 2 (foto 2) e Bom Princípio Baixo (foto 3) e na linha Salto (foto 4), na atividade de aferição de temperatura e de distribuição de máscaras e de folheto informativo sobre a forma correta de usar e higienizar o equipamento de proteção. Perto de 2 mil máscaras já foram distribuídas, pela Coordenadoria de Saúde, desde o início das ações de combate à disseminação do coronavírus, que causa a doença.