ARTE É UTILIZADA EM TRATAMENTO

  • ARTE É UTILIZADA NO TRATAMENTO DE TRANSTORNOS PSÍQUICOS

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 27/03/2021 às 11:40   |   Imprimir

ARTE É UTILIZADA NO TRATAMENTO DE TRANSTORNOS PSÍQUICOS

A pandemia impôs uma série de cuidados e medidas para evitar tanto a exposição quanto a contaminação pelo vírus. E isso tem provocado a tendência de aumento de casos dos transtornos psíquicos, gerando ansiedade, nervosismo ou tensão, perturbação de sono e uso abusivo de álcool ou medicamentos e outras drogas.

Esse quadro impõe a necessidade de especial atenção com a saúde mental, sobretudo pela necessidade de distanciamento para conter a disseminação do vírus.

Impossibilitado o atendimento presencial, a Coordenadoria de Saúde busca alternativas para o acompanhamento dos enfermos que exijam cuidados ou façam parte de grupos de risco, entre as quais o atendimento domiciliar para análise de cada situação e, nessas visitas, tem sido adotada a arteterapia.

De acordo com a psicóloga Jaqueli Talheimer, que organizou e acompanha o projeto, “a arteterapia é ferramenta complementar e reconhecida, por meio de portaria do Ministério da Saúde, como integrante do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Para envolver os pacientes nessa prática, são ofertados desenhos impressos, lápis de cor, pintura em pano de prato, modelagem, colagem, entre outros. A experiência vem surtindo efeitos (foto) e, quando a situação sanitária permitir, a ideia é realizar encontros grupais com os pacientes atendidos para permitir a troca de conhecimentos e a ampliação das atividades artísticas.

Últimas Notícias sobre Saúde