Prefeitura de Santo Cristo vai aderir à Mobilização Estadual das Prefeitura

• Os servidores da Prefeitura estarão participando de reflexão sobre a mobilização estadual e executando apenas serviços internos

Assunto: Administração  |   Publicado em: 24/09/2015 às 15:34   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal de Santo Cristo não prestará atendimento ao público amanhã, sexta-feira, por estar aderindo à Mobilização Estadual das Prefeituras Municipais, organizada pela FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Estado do RS. Portanto, todas as escolas municipais, inclusive as creches, não terão atendimento amanhã, bem como não haverá coleta de lixo na cidade.

Os servidores da Prefeitura estarão participando de reflexão sobre a mobilização estadual e executando apenas serviços internos.

A Mobilização desta sexta-feira, denominada Movimento do Bolo – nome alusivo à pequena fatia dos municípios na divisão dos recursos do bolo tributário - buscará fazer uma reflexão com toda comunidade sobre a necessidade de haver uma distribuição mais justa do bolo tributário entre União, Estados e Municípios. Atualmente, os recursos arrecadados com impostos são divididos da seguinte forma: 18% retornam aos Municípios, 25% ficam com os estados e 57%, com a União.

Como a grande maioria dos serviços é prestada pelo Município e a este são incumbidas sempre mais tarefas o valor que lhes é repassado é insuficiente para atender bem todas as demandas que lhe são exigidas.

Segundo nota da FAMURS, o movimento não é direcionado contra os governos federal e estadual, mas em favor dos municípios, pela elaboração de novo Pacto Federativo, com uma distribuição mais justa do bolo tributário.