GOVERNO FEDERAL NEGA AUXÍLIO

• GOVERNO FEDERAL NEGA AUXÍLIO DE CESTAS BÁSICAS PARA AGRICULTORES DE SANTO CRISTO ATINGIDOS PELA ESTIAGEM

Assunto: Administração  |   Publicado em: 29/06/2023 às 09:41   |   Imprimir

De 60 municípios do Rio Grande do Sul atingidos pela última estiagem, segundo informações da Defesa Civil, o município de Santo Cristo foi o único a ter negado, pelo governo federal, recursos para aquisição de 4,5 mil kits de cestas básicas, que deveriam atender a 1,5 mil famílias.

Em 13 de janeiro, a gestão municipal declarou situação de anormalidade no município. Na sequência, em 8 de fevereiro, o governo estadual confirmou a situação de emergência.

E, no dia 16 de junho, o Executivo Municipal encaminhou solicitação para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, destinada à ajuda dos agricultores atingidos pela seca inclemente, considerando as enormes perdas constatadas.

Apesar disso , o governo federal indeferiu a postulação, isto é, negou a ajuda aos produtores e suas famílias, conforme a publicação divulgada nesta data (foto),

“A negativa, apesar de todos os prejuízos acarretados pela estiagem a quem produz leite, suínos, gado de corte, aves e grãos, é inteiramente injustificável, sobretudo se considerarmos que dezenas de municípios foram contemplados e apenas Santo Cristo, sem qualquer explicação, e com todos os danos sofridos pelas pessoas que tanto contribuem com seu trabalho diário para o desenvolvimento do município, estado e nação, deixou de ser socorrido, donde a justificada indignação. A nossa solidariedade a todos, com a certeza de que não concordamos com a medida", destacou o prefeito.

"Almejamos que seja corrigida essa injustiça e já buscamos providências para a sua correção”, concluiu o prefeito ao ser surpreendido pela descabida decisão.