Arranjo Produtivo Local – APL do Leite Regional

• Instituições se reuniram para debater a constituição de Arranjo Produtivo Local – APL do Leite Regional

Assunto: Administração  |   Publicado em: 17/07/2015 às 17:37   |   Imprimir

O Município de Santo Cristo vem elaborando um projeto de Arranjo Produtivo – APL do Leite desde junho de 2013, reunindo e envolvendo todos os segmentos ligados à cadeia leiteira do município. O projeto teve a adesão dos produtores, cooperativas, agroindústrias, Emater, Acisa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Unijuí e mais sete municípios da microrregião. O projeto vem sendo coordenado pela Prefeitura Municipal e pela FEMA.

O projeto foi protocolado na AGDI - Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento que orientou para a adesão de mais municípios. Da mesma forma, a região de Três de Maio também havia tomado a mesma iniciativa. No dia 06 de julho, representantes da AGDI estiveram em Santa Rosa para anunciar novo edital de reconhecimento de novos APLs, momento a partir do qual se passou a realizar reuniões com o objetivo de constituir um único projeto que envolvesse os vinte municípios da Grande Santa Rosa.

Em vista disso, na tarde da última quinta-feira, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Santo Cristo, foi realizada reunião na sala de sessões da Câmara Municipal de Vereadores que definiu pela unificação dos dois projetos. Além do prefeito municipal José Luis Seger e do secretário adjunto da pasta da Agricultura, que responde temporariamente pela Secretaria, estiveram presentes na discussão representantes das indústrias locais, produtores, a coordenação regional da Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, integrantes do APL do Leite de Santo Cristo, secretários de Agricultura da região, e representantes das instituições SETREM, UNIJUI, FEMA e FUNCAP. O prazo para protocolar o projeto unificado junto à AGDI é o dia 14 de agosto.

O APL do leite, após reconhecido, fomentará a cadeia do leite desde o produtor de leite até a agroindustrialização, com investimentos definidos pela governança e disponíveis para todos os municípios que o integrarão.