SANTO-CRISTENSE É FINALISTA

  • NA INGLATERRA, SANTO-CRISTENSE É FINALISTA EM PRÊMIO INTERNACIONAL SOBRE MULHERES NO BIOGÁS

    Assunto: Desenvolvimento   |   Publicado em: 06/04/2023 às 09:00   |   Imprimir

A Associação Mundial do Biogás (WBA, na sigla em inglês) realiza ações de estímulo ao uso de energia renovável na cadeia produtiva e anunciou, na Inglaterra, os vencedores do AD and Biogas Industry Awards 2023, que reconhece iniciativas inovadoras com uso do biocombustível.

A santo-cristense Danieli Andrea Rambo foi uma das finalistas na categoria Mulheres no Biogás. Proprietária de granja de suínos, que abriga uma unidade de demonstração do Projeto GEF Biogás Brasil liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Danieli é filha do ex-vereador Eraldo e de Márcia Rambo, de vila Sírio, e nora do suinocultor Dionísio Froelich e de Loiva Holzbach, de Bom Princípio Baixo.

Ela explica que utiliza o biodigestor desde 2019. Com o investimento e apoio do projeto, todo o consumo elétrico da granja e casas da propriedade é suprido hoje pela produção do biogás. No futuro, ela pretende vender o excedente de energia para a concessionária. A infraestrutura também permite transformar a parte sólida dos rejeitos em biofertilizantes, que podem gerar renda extra, e a parte líquida em água de reuso para lavagem das pocilgas.

Ainda segundo Danieli, o projeto é importante por incentivar o investimento em práticas sustentáveis e em ações que buscam minimizar os impactos ambientais na suinocultura. A indicação ao prêmio foi recebida com surpresa por ela, que acrescenta que a premiação feminina dá visibilidade às mulheres que fazem parte do agro, já que é um setor bastante masculino.