HOSPITAL, REFERÊNCIA REGIONAL

• AÇÕES PARA MANTER O HOSPITAL DE CARIDADE COMO CENTRO DE REFERÊNCIA REGIONAL

Assunto: Administração  |   Publicado em: 26/08/2017 às 19:17   |   Imprimir

A Coordenadoria Regional de Saúde, de Santa Rosa, está implantando na região a Rede Cegonha, uma estratégia do governo federal, para entrar em funcionamento no mês de outubro. O programa visa a atender toda a linha de cuidados das gestantes, desde a concepção até o parto e o pós-parto no âmbito do SUS.

Para implantar esse serviço, um dos passos foi a regionalização dos estabelecimentos e a definição daqueles que serão referências para a realização dos partos. O hospital local é um dos quatro da região. Entre os municípios que atende estão Alecrim, Porto Lucena e Porto Vera Cruz. Para isso, cumpriu as exigências legais, montando estrutura de equipamentos e médicos, para atender ao limite de 200 partos anuais.

Mas, como a exigência, agora visada implantar pelo Ministério, é a de passar para 300 partos a partir de março de 2018, devem ser iniciadas ações para que o hospital mantenha-se na rede como centro de referência para a microrregião, assim como tem feito até o momento, de acordo com o coordenador de Saúde local, Leo Afonso Birck.