MAIOR PRODUTOR DE LEITE E DE SUÍNOS

• SANTO CRISTO É O MAIOR PRODUTOR DE LEITE E DE SUÍNOS DO ESTADO

Assunto: CIDADE  |   Publicado em: 05/01/2021 às 00:00   |   Imprimir

Santo Cristo é destaque em levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente à produção agrícola dos 497 municípios gaúchos. Os dados refletem a produção de 2019.
Na suinocultura, confirmando anterior conclusão da Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2020 da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do governo do Estado, aparece com mais de 138 mil cabeças contra 90 mil do município em segundo lugar, enquanto as matrizes são mais de 22 mil, uma diferença superior a 4 mil para a localidade que consta na posição imediatamente seguinte no ranking.
São ao todo 15 unidades de produção de leitões (UPL), nelas incluindo as matrizes, e 34 granjas de terminação ou engorda, afora as que estão em fase de conclusão para iniciar em breve a atividade e as que estão ampliando as suas instalações.
O levantamento do IBGE também confirma Santo Cristo como o maior produtor de leite do Rio Grande do Sul. São ao todo 142 mil litros diários e 52,1 milhões de litros produzidos ao ano, mais de 600 mil litros a mais que o segundo colocado, o que dá uma ideia da produção local e da confortável posição de Santo Cristo na relação dos municípios produtores.
Chama atenção também a produtividade do rebanho, já que possui apenas o quinto maior conjunto de vacas ordenhadas, num total de 11.473 animais. Pelos dados municipais, a atividade leiteira é realizada por cerca de 400 famílias.
Uma das formas de apoio aos produtores é a oferta de serviços gratuitos de máquinas para obras de melhorias da estrutura produtiva nas propriedades ou a implantação de novas estruturas, dentro do programa Invista Mais em Santo Cristo. Cada produtor pode, por lei, solicitar o uso de 80 horas de serviços a cada quatro anos. Nos últimos quatro anos foram prestados mais de quatro mil horas de serviço.
A criação de suínos e de gado leiteiro refletem os laços históricos do município com essas duas atividades produtivas, campeãs no cenário estadual, que são o carro chefe da economia local. Para o prefeito, Adair Philippsen, os números representam a força do setor. “A criação de suínos e de vacas de leite faz parte da tradição do município. E o trabalho, a dedicação e o esforço são características de nossa gente, que está de parabéns por mais esse importante reconhecimento”, ressaltou.