APLICAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS

• COMEÇA APLICAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS PARA DIAGNÓSTICO DA COVID-19

Assunto: CORONAVÍRUS  |   Publicado em: 10/06/2020 às 16:29   |   Imprimir

Em mais uma medida preventiva com o objetivo de evitar a proliferação do novo coronavírus, a gestão municipal adquiriu 500 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, dos quais 200 já foram recebidos. A previsão é de que os demais sejam entregues na próxima semana. Os exames rápidos detectam se a pessoa tem ou se nunca teve contato com o vírus ou ainda se tem anticorpos.

A testagem é oferecida gratuitamente pela Coordenadoria de Saúde. Os primeiros 100 testes aplicados foram direcionados aos profissionais de Saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares, atendentes e técnicas de enfermagem, agentes de endemia, agentes de saúde, atendentes de farmácia, odontólogos, auxiliares administrativos, auxiliares de saúde bucal e motoristas (fotos 1 e 2). Os 22 iniciais resultados, conhecidos após cerca de 20 minutos, apontaram para a ausência de contaminação, já que todos testarem negativo para a presença do vírus.

Quando da vinda dos demais testes adquiridos será divulgado o planejamento das ações de aplicação, com a divulgação do público-alvo que será testado. A previsão inicial é que o esforço será concentrado em pessoas que, em seu trabalho, mantêm maior contato com o público.

Outras ações

Além dos testes rápidos, em outra etapa de combate à pandemia, servidoras e agentes de Saúde prosseguiram na distribuição de máscaras e de folheto informativo sobre a forma correta de usar e higienizar o equipamento de proteção. Também foi aferida a temperatura corporal e prestada orientação a pedestres e moradores da cidade, em ações concentradas nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal (foto 3).

- Essas ações, que se refletem em nossos resultados positivos, são possíveis devido ao decisivo apoio da Acisa, da Brigada Militar, do grupo de bombeiros voluntários, da Defesa Civil e das rádios Regional e Mais FM - na observação do coordenador municipal de Saúde, Leo Afonso Birk.

Sintomas da covid-19

A doença é caracterizada por sensação febril ou de febre, acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.

A medida mais eficaz para evitar a transmissão e o contágio do coronavírus continua sendo o isolamento social. Os cidadãos devem permanecer em suas casas.

Outras medidas de prevenção também devem ser tomadas, como higienizar as mãos, objetos e superfícies; cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o braço ao tossir e espirrar; e evitar aglomerações.