PRÉVIA DO IBGE

  • PRÉVIA DO IBGE APONTA SANTO CRISTO COM MAIS DE 15 MIL HABITANTES

    Assunto: Desenvolvimento   |   Publicado em: 30/12/2022 às 09:03   |   Imprimir

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma prévia de população com os dados coletados no Censo até o dia 25 de dezembro. Os dados apontam um aumento populacional em Santo Cristo que, conforme a estima, hoje registra 15.325 habitantes. No entanto, o levantamento é uma média dos dados até aqui apurados.

No último censo, realizado em 2010, o IBGE apurou uma população de 14.177 pessoas aqui residentes. O acréscimo, se comparado com aquele período, seria de 1.248 habitantes.

A mesma parcial do IBGE mostra que o Brasil chegou a 207 milhões de habitantes e o Rio Grande do Sul a 11 milhões. A capital do estado, Porto Alegre, continua sendo a cidade mais populosa, com 1,4 milhão de pessoas. As populações dos municípios da região da Fronteira Noroeste constam do demonstrativo abaixo.

A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.

De acordo com o IBGE, as informações divulgadas foram entregues, ainda na data de hoje, ao Tribunal de Contas da União [TCU] para fins de cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes.

A coleta de dados terá sequência em janeiro e fevereiro, já que vários endereços terão que ser revisitados pois os moradores estavam ausentes ou se recusaram a receber e responder aos recenseadores. O prefeito apela a toda a população para que os moradores atendam o pessoal do Censo e colaborem com o fornecimento de dados a fim de que se apure o real número de habitantes.