- 18/11/2024
Depois das fortes chuvas que provocaram a danificação de estradas e o transbordamentos de rios, riachos e sangas em diversas localidades rurais, o que, por sua vez, motivou o decreto de situação de emergência, a prefeitura, que, desde o primeiro mandato, sempre se preocupou com o bom estado da malha rodoviária, tomou a iniciativa de estruturar e lançar o projeto de recuperação dos danos.
O objetivo do projeto, denominado “Santo Cristo, o trabalho não para”, procura garantir, com a brevidade possível, condições de trafegabilidade das estradas do interior aos moradores, à população de um modo geral e, principalmente, ao transporte escolar e de produtos e insumos.
Além de já iniciada, com maquinário do município, a reparação dos estragos causados pela enxurrada, foi ajustado, com a empresa MC Terraplenagem, após cumpridas todas as providências legais, a contratação emergencial de duas patrolas para a execução de patrolamento das estradas, num total de 1,5 mil horas de serviço, ao preço estimado em R$ 600 mil.
O projeto instituído, que prioriza os locais mais afetados e prejudicados, deverá ter cinco frentes de trabalho. Com o maquinário da prefeitura, serão observados dois roteiros iniciais: um deles nas Linhas Rolador Baixo e Vênus e, outro, nas Linhas Júpiter e Dona Belinha, ambos já em andamento.
As máquinas contratadas iniciarão a execução dos serviços nos próximos dias. Uma delas deverá atuar em Vila Sírio em direção à Linha Sírio Nordeste, Esquina Andrade e Linhas Herval Novo e Castor. A outra, em Linha Três Lajeados, Vila Salto e Linhas Divisa, Taquaruçu e Mirim.
E uma quinta equipe, também formada com maquinário do município, efetuará consertos e encascalhamento em pontos críticos de estradas que foram anteriormente recuperadas com cascalho.
Depois de realizados os serviços nas comunidades especificadas no cronograma estabelecido, o trabalho emergencial será estendido, na sequência, de forma contínua para as demais estradas e será realizado enquanto o tempo for estável, inclusive aos sábados e domingos.
O programa foi lançado em audiência no gabinete prefeitoral com a presença do empresário Otacir Meinhart, proprietário da MC Terraplenagem, da contadora Simone Diel Kaefer e de Fábio Júnior de Carvalho, titular do Setor de Compras, quando foram ajustados os detalhes da contratação, em especial o roteiro inicial dos serviços.