Santo Cristo em estado de alerta em função da dengue

• É importante ressaltar que o mosquito que transmite a dengue também transmite a Febre da Chikungunya e o Zika Vírus

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 08/01/2016 às 09:18   |   Imprimir

O Município de Santo Cristo tem confirmado até o momento 01 caso de dengue importada. Nessa semana, foram notificados mais nove casos suspeitos, dos quais, algumas infectacões podem ser originadas de fora do Município e outras, adquiridas no seu território. Estas informações requerem a atenção de toda comunidade.

O índice de infestação do mosquito registrado durante esta primeira semana de janeiro chegou a 10,1%. Em função deste elevado índice, o Município declarou estado de alerta epidemiológico em todo o território através de decreto assinado pelo prefeito municipal na tarde de ontem, dia 07.

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Sanitária, está realizando um intenso trabalho educativo e de eliminação de focos do mosquito na cidade e interior, fazendo a aplicação de inseticida nos arredores das residências e dos locais de trabalho de casos suspeitos.  Este tratamento não é prejudicial às pessoas, somente aos insetos que estão voando (mosquitos, abelhas jataís...). Para isso, a Secretaria da Saúde pede a colaboração dos moradores destes locais para deixar as portas e janelas abertas para o inseticida poder agir dentro de casa, matando os mosquitos. O inseticida mata apenas o mosquito adulto. O importante é que todos se envolvam para evitar que o mosquito nasça e a única forma de fazê-lo é eliminar sempre a água parada.  Toda vez que for necessária a aplicação de inseticida a população do local e arredores será avisada pelos profissionais da saúde.

A equipe de vigilância sanitária da Prefeitura Municipal de Santo Cristo orienta ainda a população a fazer uso de repelente para evitar a aproximação dos mosquitos.

É importante ressaltar que o mosquito que transmite a dengue também transmite a Febre da Chikungunya e o Zika Vírus. O perigo aumentou e a responsabilidade também.

O cidadão que apresentar alguns dos sintomas a seguir relacionados deve imediatamente procurar o serviço de saúde. Todo caso suspeito deve ser notificado à Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Sinais e sintomas:

• Febre, de início súbito e sem sintomas respiratórios;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Dores ao redor e atrás dos olhos;
  • Perda de apetite;
  • Manchas avermelhadas pelo corpo;