MOSQUITO AEDES AEGYPTI

  • CUIDADOS NO VERÃO COM O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 31/01/2019 às 15:41   |   Imprimir

O Aedes Aegypti se reproduz o ano todo, mas é durante o verão que ele se prolifera ainda mais por causa das constantes chuvas e do calor, condições que o mosquito adora e a velocidade de reprodução de mosquito é maior. Por isso é necessário redobrar os cuidados não só no quintal, como também é importante fazer vistorias dentro de casa, onde pode haver depósitos de água parada que passam despercebidos, como o reservatório que fica atrás da geladeira e sanitários da área de serviço.

Assim, não importa se o mosquito nasceu na minha casa ou no quintal do vizinho. Uma vez que ele nasce, ele vai sair de onde ele está e vai procurar pessoas para picar. Por isso o combate ao mosquito deve ser compromisso de todos. O agente de endemias faz as visitas às suas casas de tempos em tempos, mas quem está dentro das casas todos os dias é quem mora dentro do local. É uma preocupação que se renova a cada ano, mas que poderia ser minimizada se a população fizesse a parte dela e tivesse um maior controle sobre os criadouros do mosquito, uma forma eficaz de prevenção da doença.

A Vigilância em Saúde orienta para quem vai viajar que guarde tudo para não pegar chuva, fechar as tampas dos vasos sanitários e de ralos pouco usados, guardar a vasilha de água e de comida dos animais de estimação e se não houver ninguém para tomar conta da casa orienta-se deixar uma pessoa responsável para fazer a vistoria da residência no período em que estiver viajando.

Conforme a Coordenação Estadual da Vigilância em Saúde do RS, em 2019 o primeiro caso de dengue foi confirmado no RS, e trata-se de um morador da cidade de Panambi, no Noroeste do RS. Além desse, outros 3 casos de dengue foram confirmados nos municípios de São Luiz Gonzaga e Sete de Setembro e um caso suspeito na cidade de Tuparendi. A Coordenadoria de Saúde de Santo Cristo, alerta que no município o índice de infestação pelo mosquito é alto, portanto, a colaboração de todos é imprescindível, para que juntos possamos combater o mosquito.

Últimas Notícias sobre Saúde