PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

• REALIZADA CAMINHADA DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 05/09/2019 às 13:56   |   Imprimir

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.
Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.
Em Santo Cristo, a administração municipal, através da Coordenadoria de Saúde, promoveu uma caminhada de conscientização pelas ruas centrais da cidade na tarde desta quinta-feira (5).
O ponto de partida ocorreu em frente a unidade de saúde situada ao lado da Praça Wolfram Metzler, tendo como ponto culminante o Hospital de Caridade de Santo Cristo. Em torno de 65 homens e mulheres participaram da caminhada.
Já às 19h30min desta quinta, palestra sob o título "O valor da vida e a necessidade de viver com sentido" será ministrada por Canísio Mayer no centro cultural da cidade. Quem puder está convidado a contribuir com um quilo de alimento não-perecível. Os produtos angariados serão doados ao nosso hospital.
Mayer é escritor, conferencista, poeta, educador, coordenador de diversos tipos de cursos, assessor de congressos; Formado em Filosofia e Teologia (Belo Horizonte) com Mestrado em Teologia (Paris, França). Coordena cursos de Dinâmicas de Grupos no Brasil como também na França, Portugal, Espanha, Paraguai, Uruguai, México. Possui larga experiência com diferentes tipos de grupos e criador de projetos de Cidadania para jovens e adolescentes.
(Reportagem e fotos de Donato Heinen)