AÇÕES DE COMBATE À DENGUE

• COORDENADORIA DA SAÚDE PROMOVE AÇÕES DE COMBATE À DENGUE

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 28/12/2020 às 14:21   |   Imprimir

COORDENADORIA DA SAÚDE PROMOVE AÇÕES DE COMBATE À DENGUE

A gestão municipal, por meio da Coordenadoria de Saúde, está intensificando o combate a focos de mosquito transmissor da dengue e alertando a população sobre o risco de contrair a doença.

Agentes de saúde percorreram ruas da cidade para promover ações de pulverização de inseticida e entregaram notificações em residências e nos entornos de casos suspeitos, para maior efetividade nas ações de bloqueio dos criadouros. As notificações que não forem atendidas no prazo estabelecido acarretarão multa aos infratores.

Os agentes também orientaram a população a recolher criadouros em quintais, retirando a água acumulada após as chuvas para evitar o surgimento de larvas e mosquitos.

Nas visitas feitas pela equipe de combate aos aedes aegypti, chamou atenção a resistência da população em receber os agentes e a falta de cuidado dos imóveis residenciais. Dos focos encontrados, a maioria não é em terrenos baldios ou casas abandonadas, como se poderia supor. Das 168 amostras coletadas, 111 foram positivas e 90% dessas foram em caixas d’água, 5% em bebedouros de animais, 3% em lixos e 2% em vasos de bromélias. Em razão desse descaso, as visitas serão mais frequentes.

De acordo com o coordenador de Saúde, Leo Afonso Birk, o apoio da população é imprescindível para diminuir a incidência de novos casos. Chama atenção ainda aos sinais da doença. Entre os sintomas, destacam-se: dor de cabeça, nos olhos, músculos e articulações; febre alta de cinco a sete dias; manchas avermelhadas pelo corpo; falta de apetite e fraqueza; e, na forma hemorrágica, sangramentos internos e/ou mucosas. Quando aparecerem os sintomas, deve ser procurado atendimento médico, ingerir bastante líquidos, ficar em repouso e não fazer automedicação.

A prefeitura continua recebendo reclamações e denúncias, o que auxilia a mapear os pontos críticos, nos seguintes telefones, sem que a pessoa necessite se identificar: 3541-1190 e 3541-1191.