Dia D contra a dengue reforça a necessidade de cuidados permanentes

  • durante a manhã deste sábado, profissionais da Secretaria de Saúde estarão realizando um pedágio educativo

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 05/12/2014 às 17:14   |   Imprimir

A Secretaria Municipal da Saúde estará realizando amanhã o dia “D” de Combate à Dengue e a Chinkungunya. Para sensibilizar ainda mais a população urbana sobre o tema, durante a manhã deste sábado, profissionais da Secretaria de Saúde estarão realizando um pedágio educativo na Rua Dom Pedro II e procedendo à entrega de material de orientação sobre o assunto junto ao comércio local.

Com o tema “O perigo aumentou e a responsabilidade de todos também”, a campanha lembra à população que o mosquito aedes aegypti, que antes transmitia apenas o vírus da dengue, agora também transmite o vírus da febre Chinkungunya, uma doença nova que surgiu no Brasil. As duas doenças são bastante parecidas e é preciso estar atento, tanto para a prevenção como para possível tratamento. Segundo as estatísticas, no Brasil, até o dia 15 de novembro, foram diagnosticados 1.364 casos de infecção pelo vírus chikungunya. No Rio Grande do Sul duas pessoas que retornaram de viagem a outras regiões apresentaram os sintomas da doença.

A melhor forma de prevenção é combater os focos do mosquito transmissor. Dar destino adequado ao lixo doméstico, principalmente aos vasilhames plásticos, não deixar água parada a céu aberto, fechando todos os reservatórios com tampas apropriadas, não acumular água em pneus e vasos de plantas e garrafas pets. É fundamental que cada um cuide para que em sua residência e em toda sua propriedade não se formem locais que sirvam de criadouro para o mosquito. Os cuidados permanentes de cada munícipe são fundamentais para a prevenção das doenças. Cada um é mais uma vez convidado a fazer a sua parte e dessa forma contribuir com a saúde de toda população.   

Últimas Notícias sobre Saúde