AUMENTO DE CASOS DE COVID-19

• PREOCUPA O AUMENTO DE CASOS DE COVID-19

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 20/05/2021 às 11:17   |   Imprimir

A pandemia de coronavírus voltou a ganhar força no Rio Grande do Sul e a tendência é de agravamento dessa situação. Pode estar acontecendo uma nova onda da doença pela grande circulação do vírus, tudo agravado pela baixa vacinação e a chegada do frio, com redução da ventilação em ambientes fechados.

Regiões próximas, como as de Santo Ângelo, Cruz Alta e Ijuí, estão em situação de alerta emitido pelo Gabinete de Crise do governo do Estado em razão das taxas de ocupação de UTI iguais ou superiores a 100%, o que aumenta as preocupações com a estrutura de atendimento.

E todos os municípios da região local também foram avisados, pelo governo estadual, sobre a necessidade de atenção com esse quadro preocupante de risco em função do avanço da pandemia. A situação desses municípios não é de alerta, mas deve preocupar a todos, já que também temos situações de crescimento dos casos de contágio da doença em Santo Cristo.

Por isso é indispensável que todos redobrem os cuidados para evitar medidas de restrições às atividades econômicas ou nova suspensão das aulas. Para prevenir o contágio as recomendações são: uso de máscara, manutenção de distanciamento mínimo em locais públicos e uso de álcool em gel ou similar para limpeza das mãos, entre outros.

VACINAÇÃO

A Coordenadoria Municipal da Saúde abriu a oportunidade de agendamento de vacinação anticovid para pacientes com comorbidades de 18 anos a menores de 60 anos de idade. Os moradores da cidade podem agendar a imunização no posto de saúde da sede e os do interior, no Centro Municipal de Saúde. A vacinação ocorre no Centro Social Paroquial (foto 1).

Para a próxima semana está prevista a aplicação de vacina para 415 pessoas que já receberam o imunizante e estão aguardando a segunda dose.

CÂMARA PARA CONSERVAÇÃO DE VACINAS

A gestão municipal recebeu, do governo do Estado, uma câmara para conservação de vacinas (foto 2). A entrega do equipamento foi feita em frente ao parque de exposições, de Santa Rosa, pela 14ª Coordenadoria Regional de Saúde.