MOSQUITO DE DENGUE

  • PREOCUPA O AUMENTO DE FOCOS DO MOSQUITO DE DENGUE

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 24/03/2022 às 14:54   |   Imprimir

PREOCUPA O AUMENTO DE FOCOS DO MOSQUITO DE DENGUE
 
A Coordenadoria da Saúde segue em seu trabalho de combate a criadouros do mosquito transmissor da dengue. Em mais de 860 visitas domiciliares realizadas por agentes de combate a endemias, na semana passada, foram localizados lavras em 26 imóveis, a maioria em água coletada da chuva, pés de bromélias e fossas sem vedação.
O município, por ora, não contém qualquer caso confirmado da doença, ao contrário do grande número de contaminação que se constata no Estado todo. Há apenas o registro de duas suspeitas. Essa situação, conforme o coordenador de Saúde Léo Afonso Birk, foi possível graças à compreensão e colaboração da comunidade e à ação intenso e rigorosa de nossas equipes - mas é preciso manter e aumentar os cuidados.
Confira como deixar sua casa livre do mosquito da dengue. Vistorie uma vez por semana seu imóvel.
No pátio ou área externa:
* Verifique os vasos de plantas, retirando os pratinhos. Passe esponja para limpar os ovos que podem ficar aderidos.
* Bromélias e outras plantas que podem acumular água: revise semanalmente e remova a água, sempre que possível (se estiverem em vasos, vire de cabeça para baixo). Nas plantas no solo, dê um jato de água nas folhas para remover larvas que tenham se desenvolvido no encaixe das folhas.
* Veja se tem materiais em uso e que possam acumular ou estejam com água (baldes, potes, garrafas): secar, tampar ou colocar em local coberto. Caixas d'água, tonéis ou recipientes para armazenamento de água da chuva: manter tampados sem frestas ou colocar tela milimétrica para cobrir.
* Recolha o material que poderá ser descartado (latinhas, embalagens plásticas, vidros, garrafas PET, etc.) e coloque em saco plástico para a coleta seletiva de lixo.
No seu imóvel:
* Veja se a calha está desimpedida, removendo folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento adequado da água;
* Ralos, especialmente de águas de chuva: verifique se estão com água em período seco; nesse caso, coloque tela milimétrica ou adicione, semanalmente água sanitária no ralo;
* Piscinas plásticas pequenas: devem ser periodicamente esvaziadas ou serem tratadas com cloro;
* Piscinas fixas: devem ser limpas uma vez por semana e tratadas com cloro sempre.
Cuidados especiais:
* Caixa d´água: manter sempre bem tampada.
* Pneus: manter em local coberto ou fazer furos grandes para escoamento da água, caso os utilize na área externa.
* Banheiros externos, áreas sem uso: manter vasos sanitários tampados; coloque tela milimétrica nos ralos.

Últimas Notícias sobre Saúde