Cuidados para evitar a dengue precisam continuar

  • Todos os cuidados com a dengue precisam ser mantidos, mesmo com as temperaturas mais baixas

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 30/04/2015 às 17:11   |   Imprimir

            Todos os cuidados com a dengue precisam ser mantidos, mesmo com as temperaturas mais baixas. O alerta é da vigilância sanitária do Município que convoca a população santocristense para que mantenha todos os cuidados para prevenir a dengue. As pessoas devem monitorar os locais onde vivem e trabalham para evitar o acúmulo de recipientes que possam conter água parada e, por conseguinte, se tornarem criadouros do mosquito transmissor da doença.

            A equipe de saúde lembra que nesta época do ano, mesmo que as temperaturas comecem a cair, continuam as condições ideais para o mosquito da dengue se proliferar.  Por isso, é essencial que cada um faça o que lhe compete e elimine todos os focos de acúmulo de água que podem se transformar em criadouros do mosquito aedes aegypti.

Santo Cristo está se empenhando para diminuir os focos do mosquito para o que a vigilância está organizando mutirões para recolhimento de lixo e entulhos na cidade. Durante essa semana, está sendo realizado o mutirão na Vila Operária e na próxima semana será feito na Vila Klering.

A dengue está próxima de todos nós. Conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado, o município de Caibaté está em alerta, pois até o momento são 229 casos confirmados de dengue, sendo que o município possui apenas 5.000 habitantes. Em Santo Ângelo, conforme boletim oficial, até o dia 28 eram 55 casos confirmados da doença e em Santa Rosa são 3 casos.

Devemos ter muito cuidado, pois temos muitas pessoas de outros municípios circulando diariamente em nosso município e muitas pessoas de nosso município que trabalham e estudam em municípios com casos da doença. É muito importante lembrar que já estamos transmitindo a doença para o mosquito um dia antes de manifestarmos os sintomas até o sexto dia da doença; por isso é de fundamental importância fazer uso de repelente para impedir que o mosquito se aproxime.

Se alguém apresentar algum dos sintomas abaixo relacionados, deve procurar imediatamente o serviço de saúde para avaliação médica. Todo caso suspeito deve ser notificado à Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Sinais e sintomas: Febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações, dores ao redor e atrás dos olhos, perda de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, náusea e vômitos.

Últimas Notícias sobre Saúde