Prefeitura investe permanentemente na saúde bucal da população

• A importância da conscientização para o cuidado com a saúde bucal é trabalhada desde cedo com os alunos

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 28/05/2015 às 16:01   |   Imprimir

Além dos atendimentos curativos realizados nos consultórios odontológicos, a Prefeitura Municipal investe permanentemente na prevenção da saúde bucal da população santocristense.

A importância da conscientização para o cuidado com a saúde bucal é trabalhada desde cedo com os alunos. A cada ano é desenvolvido nas escolas municipais, estaduais e creches, o Projeto Sorrindo para o Futuro nas escolas e creches, em parceria entre a Prefeitura e o SESC. Pelo projeto são atendidos os alunos desde as séries finais das creches até o 5º ano do Ensino Fundamental que recebem gratuitamente kit de higiene bucal (escova, pasta e fio dental), orientações sobre forma correta de escovação, e participam de palestras, teatrinhos com fantoches e leitura de livrinhos sobre o tema.

Durante o ano ainda são realizadas palestras e orientações para grupos diversos: gestantes, diabéticos, hipertensos, oncológicos, pais e pessoas idosas, sendo o tema sempre direcionado aos interesses e necessidades de cada grupo.

Uma atividade especial sobre saúde bucal foi oferecida à comunidade em geral, mas especialmente às crianças, durante a realização da EXPOAGRO. Durante a feira, que aconteceu de 17 a 21 de abril, a Secretaria apresentou em seu estande o Espaço da Saúde Bucal. Num ambiente cuidadosamente elaborado, em todos os dias da feira, das 10 horas da manhã às 18 horas, dentistas e auxiliares recepcionaram a todos os interessados para dar orientações e esclarecer dúvidas. No espaço que foi desenvolvido para acolher as crianças, foram ainda proporcionadas atividades com desenhos temáticos, escovação supervisionada e leitura de livrinhos. Durante todo o evento cerca de 400 crianças de 13 municípios participaram das atividades desenvolvidas no local.