PREENCHIMENTO DE CARGOS DE MÉDICOS

• COORDENADORIA DE SAÚDE PRÓXIMA DO PREENCHIMENTO DE CARGOS DE MÉDICOS

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 16/06/2023 às 16:24   |   Imprimir

A Coordenadoria Municipal de Saúde, desde a vaga de médicos nos grupos 3 e 5 de Estratégia Saúde da Família (ESF), envidou os mais diversos esforços para imediato e devido preenchimento.

Mas a grande e decisiva dificuldade para alcançar esse propósito é a remuneração dos profissionais do quadro de servidores de Santo Cristo, uma vez que a Lei Orgânica limita o salário deles ao do prefeito - considerado reduzido pelos médicos, o que cria a dificuldade para a permanência aqui.

Assim mesmo, a prefeitura tentou contratação emergencial para completar o ESF 3. Sem êxito as tentativas, será reaberto novo processo seletivo, pois foi recebida informação sobre o interesse de habilitação de um profissional. O edital deverá ser publicado no jornal local nesta sexta-feira.

A outra medida adotada foi a abertura de concurso público para provimento de vagas em caráter efetivo. Três candidatos foram aprovados na prova teórica. A previsão é de que o resultado final seja conhecido e proclamado até o início do mês de julho.

A terceira possibilidade é a nomeação dentro do programa Mais Médicos, do governo federal. Como já noticiado, Santo Cristo foi contemplado com um profissional credenciado, porém a nomeação ainda não ocorreu e depende de publicação no Diário Oficial.

Conforme o coordenador de Saúde, Leo Afonso Birk, todos esse esforço demonstra nosso interesse e a nossa preocupação com a saúde das pessoas. Não estamos e nem estávamos inertes. Tivemos e temos que enfrentar esses obstáculos todos, mas por certo em seguida a situação estará normalizada.