Conferência Municipal de Saúde será realizada sexta-feira

  • Ao final da Conferência serão escolhidos quatro delegados que representarão o Município na Conferência Estadual da Saúde

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/07/2015 às 09:56   |   Imprimir

A Conferência Municipal de Saúde, organizada pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, será realizada na próxima sexta-feira, dia 3 de julho, das 8 às 17 horas, na sede do CTG Rancho da Amizade. A conferência, que deve contar com a presença de dois delegados de cada comunidade, de representantes de entidades, da equipe da Secretaria de Saúde e do Governo Municipal, abordará o tema: “Saúde Pública de qualidade para atender bem as pessoas - direito do povo brasileiro”.

O SUS é considerado o melhor sistema de saúde pública do mundo. Na perspectiva de melhorá-lo cada vez mais são realizadas as conferências da saúde, onde a população levanta demandas, discute e sugere soluções para os problemas existentes no Sistema.

A realização da Conferência Municipal traz como objetivo geral avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipal, estadual e federal, e como objetivos específicos:

 I – Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade;

II – Mobilizar e estabelecer diálogo com a sociedade de Santo Cristo acerca de direito à saúde em defesa do SUS;

III – Fortalecer a participação popular e o controle social no SUS;

IV – Avaliar a situação de saúde da população e os condicionamentos econômicos, sociais e ambientais do adoecimento;

V- Elaborar propostas a partir da situação de saúde, propor as diretrizes para a formulação da política de saúde do Plano Plurianual – PPA e dos planos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde;

VI – Aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde;

VI – Debater e propor as reformas necessárias para acabar com as desigualdades sociais e as causas econômicas, sociais e ambientais do adoecimento do povo.

Na Conferência do nosso Município será feita toda uma discussão sobre o uso racional de medicamentos, levando em conta o uso correto destes, sua armazenagem e as conseqüências que isso pode gerar. Igualmente, será feita reflexão sobre fitoterápicos – chás e medicamentos naturais, e ainda sobre a influência da alimentação na vida das pessoas e o que significa o sedentarismo em nossa saúde. Para fazer a discussão estarão presentes representantes de vários segmentos organizados, entidades ligadas à área de saúde, gestores e prestadores de serviços, trabalhadores de saúde e público em geral, além de três painelistas.

Ao final da Conferência serão escolhidos quatro delegados que representarão o Município na Conferência Estadual da Saúde. 

 

PROGRAMAÇÃO

08 HORAS – Credenciamento

09 HORAS – Abertura oficial, com leitura e aprovação do Regimento Interno

09:30 HORAS –

·         1º Painel: Uso Racional de Medicamentos, com a Farmacêutica Karla;

10 HORAS –

·         2º Painel: Uso de Fitoterápicos, com Enfermeira Neida;

10:30 HORAS –

·         3º Painel: Influência da Alimentação na Saúde, com Nutricionista Jovana

11 HORAS – Dados e informações sobre realidade local, com Farmacêutico Francisco

11:30 HORAS – Perguntas, Mesa Redonda

12:15 HORAS – Almoço servido no local

13:15 HORAS – Atividade Física com Fisioterapeuta

13:30 HORAS – Trabalhos em Grupo

14:30 HORAS – Plenária e escolha dos Delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde

16 HORAS - Encerramento

Últimas Notícias sobre Saúde