Saúde bucal é trabalhada nas escolas

• O Município disponibiliza profissionais da saúde para realizar ações de escovação, atividades educativas, exame bucal e evidenciação de placa

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 21/08/2015 às 08:32   |   Imprimir

A saúde bucal é tema permanente de trabalho nas escolas municipais de Santo Cristo. Entre as atividades realizadas sobre o assunto, o Município, há muitos anos, participa do Programa Sorrindo para o Futuro, parceria do SESC mantida com as prefeituras, que inclui os alunos da pré-escola ao 5º ano de todas as escolas do Município.

Os alunos recebem do SESC um kit composto de escova, pasta de dente, fio dental e um livrinho educativo sobre saúde bucal. O Município disponibiliza profissionais da saúde para realizar ações de escovação, atividades educativas, exame bucal e evidenciação de placa. O exame bucal das 885 crianças de 5 a 11 anos de idade envolvidas no programa foi realizado no mês de julho e teve o acompanhamento direto de dentistas do Município. Nesta faixa etária a maioria das crianças ainda possui muitos dentes de leite que são muito importantes, pois ajudam a criança a se alimentar até os 11 ou 12 anos, e guardam lugar para os permanentes.  Aos 6 ou 7 anos nascem os primeiros dentes permanentes, o que mostra quão importante é as crianças já não serem portadoras de cáries nesta idade.