PROJETO DE TRATAMENTO DO ESGOTO

  • GESTÃO MUNICIPAL, VEREADORES E ACISA  ANALISAM PROJETO DE TRATAMENTO DO ESGOTO

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 10/05/2018 às 08:38   |   Imprimir

Secretários municipais, coordenadores das diversas áreas, vereadores da base e o presidente da ACISA, Luiz Hansen, reuniram-se para analisar o projeto da CORSAN de instalação de rede coletora de esgoto na região central da cidade. 
O projeto foi iniciado no ano de 2005 e o convênio com a Funasa (Fundação Nacional da Saúde) foi assinado em 2012. O custo dessa fase inicial é superior a 4 milhões de reais, com crédito a fundo perdido, ou seja, o recurso não precisa ser devolvido ao governo federal. 
A canalização compreende parte da avenida Dom Pedro II e parte das ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Benjamin Constant, Santa Rosa, Tenente Jung, Bahia, Goiás e Paraná, mais a Travessa Maria Luiza. Nelas serão abertos valos para colocação de tubos que levarão o esgoto para a estação de tratamento prevista em área localizada além da empresa Valupi. Ao todo serão alcançadas 489 unidades e o total da tubulação supera 6 quilômetros. 
O tratamento do esgoto é uma necessidade porque contribui para a preservação da saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. A implantação da rede coletora, porém, acarretará transtornos aos moradores e ao trânsito, em face da abertura de valos, além de implicar também na cobrança de taxa extra pela CORSAN. 
Ao final da reunião, restou decidido que mais informações serão buscadas junto ao setor de engenharia da CORSAN, o que deve ocorrer nos próximos dias, para possibilitar depois o mais amplo debate com a comunidade.