GRUPO MOBILIZA

  • GRUPO MOBILIZA PRESTA CONTAS DE SUAS ATIVIDADES 

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 28/12/2018 às 08:23   |   Imprimir


Após meses trocando ideias e opiniões, buscando alinhar objetivos e práticas que seriam adotadas para dar forma a iniciativa de poder fazer mais pela cidade e voluntariamente trabalhar para ações voltadas à prática de bem-estar, embelezamento e paisagismo de Santo Cristo, foi criado o Grupo Mobiliza, no final de 2016.
São aproximadamente 40 mulheres que mensalmente passaram a se reunir para buscar entregar algo a mais para a comunidade. A coordenação do grupo está a cargo da primeira-dama do município, Maria Ester Hartmann Philippsen. 
Todas que fazem parte do grupo MOBILIZA SANTO CRISTO entregam o tempo, suas ideias e iniciativas para projetos que buscam melhorar a cidade e também envolver o interior. Tudo isso de forma voluntária, abnegada e gratuita.
A exemplo do que já ocorreu no final de dezembro do ano passado, o grupo apresentou, através de sua coordenadora, na sessão do Legislativo municipal de quarta-feira, 26, um relato dos trabalhos realizados ao longo de 2018, ao término deste segundo ano de atividades. 
A primeira-dama do município enfatizou que o local mais apropriado para relatar as atividades do MOBILIZA é a Câmara de Vereadores, pois foi nessa casa que o grupo apresentou sua proposta de trabalho e a Câmara é a caixa de ressonância da comunidade. 
"O grupo de voluntariado é composto por mulheres de diversas idades, distintos saberes e múltiplos fazeres, que optaram por deixar sua zona de conforto e investir seu tempo e seu conhecimento em prol da comunidade e em benefício de Santo Cristo. Mais que labor e trabalho, temos ações em nosso fazer e em nosso discurso", disse Maria Ester na abertura de sua fala. 
Promoções sociais ocorreram ao longo do ano visando angariar recursos financeiros usados pelo grupo para investimentos na comunidade. As principais atividades foram a manutenção periódica do centro cultural, Praça Wolfram Metzler, trevo na saída para Santa Rosa e canteiros da Rua Dom Pedro II.
Além disso, foram realizados investimentos na revitalização do monumento a São Cristóvão, doação de árvores ornamentais (liquidâmbar) plantadas nas imediações do trevo na saída para Alecrim, construção da Praça Francisco Waldomiro Klering (Vila Philippsen), e instalação do Centro Municipal de Esporte e Lazer Botafogo. 
Essas ações foram executadas em conjunto com a administração municipal e com a participação de diversas entidades. Tudo isso também com a decisiva colaboração do engenheiro Deodato José Hartmann e da arquiteta Rocheli Diel, que elaboraram os projetos técnicos gratuitamente. 
O Mobiliza também atuou na decoração das praças da prefeitura e da matriz, além da Rua Dom Pedro II, com a instalação de enfeites luminosos, vasos com flores, bem como a confecção e montagem de árvores com tecido nas cores verde e vermelho. 
Dois eventos sociais devem ser novamente realizados ao longo do próximo ano para arrecadação de recursos. Já as principais ações previstas são a construção da praça no Beco dos Conrad, revitalização da praça da matriz, implantação de área de convivência na Vila Laranjeira, bem como acompanhamento e execução de outras áreas em diversas localidades do interior do município. 
"Os trabalhos só são possíveis graças ao trabalho em sintonia com a gestão municipal. O Mobiliza pode existir e atuar pela convergência de interesses: trabalhar pela criação e revitalização de espaços públicos. Se um prefeito vindouro não permitir o mesmo diálogo, lógico que nossas ações serão abafadas. Vai depender do interesse da parte e os efeitos serão diretamente proporcionais a este interesse", frisou a primeira-dama. 
Ao encerrar seu pronunciamento, a coordenadora do grupo citou expressão do filósofo Jean Jacques Rousseau: "eu sei e eu sinto que fazer o bem é a mais verdadeira felicidade que o coração humano pode experimentar".
(Reportagem e foto de Donato Heinen)