GOVERNADOR DETERMINA FECHAMENTO

• GOVERNADOR DETERMINA FECHAMENTO DO COMÉRCIO, EM TODO O ESTADO, ATÉ 15 DE ABRIL

Assunto: Administração  |   Publicado em: 02/04/2020 às 15:18   |   Imprimir

Seguindo a decisão tomada pelos prefeitos da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron), a gestão municipal aderiu à flexibilização das medidas de contenção à pandemia provocada pelo coronavírus.
A saúde das pessoas foi a preocupação maior, o que motivou a proibição de circulação, em locais de acesso público, de idosos e pessoas com doenças crônicas, com determinação de isolamento domiciliar e contatos restritos, tudo para reduzir a possibilidade de contágio.
O comércio ficou liberado, com 50% da sua capacidade, mas com o cuidado de evitar aglomerações, limitação de ingresso de público nas lojas e demais casas comerciais, adoção de medidas sanitárias e de higiene, distanciamento social e recomendação de observância à etiqueta respiratória.
Já na terça-feira, o governador Eduardo Leite determinou o fechamento do comércio, à exceção dos serviços essenciais, em todo o Estado, até o dia 15 de abril, sem que os municípios possam tomar decisões sobre o assunto.
Leite explicou que seu decreto levou em consideração o aumento dos casos de Covid-19 e estudos técnicos que apontam para a necessidade de manter cuidados mais rigorosos, com a uniformidade de restrições ao contato no Rio Grande do Sul, a fim de garantir mais tempo para fortalecer a rede hospitalar com novos leitos.
Serviços essenciais, que garantem alimentação, telecomunicações, saneamento básico, energia, cuidados médicos, indústria e postos de combustível, além da atuação de outros profissionais que são considerados imprescindíveis, estão mantidos.