GESTÃO MUNICIPAL EM 2º LUGAR NO ESTADO E 9º NO PAÍS

• GESTÃO MUNICIPAL DE SANTO CRISTO EM 2º LUGAR NO ESTADO E 9º NO PAÍS

Assunto: Administração  |   Publicado em: 26/08/2021 às 13:50   |   Imprimir

GESTÃO MUNICIPAL DE SANTO CRISTO EM 2º LUGAR NO ESTADO E 9º NO PAÍS

Com nota geral avaliada em 7,78, mais uma vez Santo Cristo é destaque nacional em gestão pública. O município figura entre os 1.890 municípios do Brasil com menos de 20 mil habitantes e com PIB (Produto Interno Brasileiro) per capita acima de R$ 16.349,00, conforme o Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA).

O município aparece em 9º lugar no país, em 1º na região da Fronteira Noroeste e em 2º lugar no Estado do Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas de Antonio Prado, que é o 7º na classificação nacional. No levantamento anterior, Santo Cristo estava em 15º lugar no país.

O cálculo é elaborado a partir de dados relativos às áreas de saúde, educação, saneamento, meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento, entre outras.

Entre os destaques positivos de Santo Cristo constam: equilíbrio previdenciário (com nota 8,18), gastos com pessoal, liquidez, custo do Legislativo, número de servidores, taxa de cobertura de creches, cobertura vacinal, mortalidade infantil, vulnerabilidade social e taxa de homicídios.

Conforme o prefeito, “esse resultado, além de refletir o trabalho sério que conseguimos imprimir desde o início da primeira gestão, demonstra que, a cada levantamento efetuado, estamos melhorando nosso desempenho, em demonstração de que estamos nos aprimorando, sem nos acomodar”.

Segundo o site oficial do IGM-CFA (cujo endereço eletrônico é: cfa.org.br), o índice serve para ajudar os gestores a visualizarem necessidades e boas práticas da região; os cidadãos a terem acesso à informação, bem como estimulá-los à participação social; o setor privado a se orientar nas ações voltadas ao desenvolvimento; e aos pesquisadores, uma vez que os dados possibilitam análises sobre os municípios.