PARQUE E MEMORIAL EM VILA SALTO

• EMOÇÃO MARCOU INAUGURAÇÃO DE PARQUE E MEMORIAL EM VILA SALTO

Assunto: Administração  |   Publicado em: 27/10/2023 às 08:00   |   Imprimir

A Linha Salto, que passou à condição de Vila por iniciativa da gestão municipal, em virtude de sua produção, de sua privilegiada posição geográfica e de sua sólida infraestrutura, reuniu a comunidade e recebeu visitantes para a inauguração do Parque Professor Ildo José Schmidt (foto 1) e do Memorial Descanso (foto 2).

As denominações levaram em conta, quanto à praça, a pessoa do homenageado, que, além de professor, foi líder comunitário e Ministro da Eucaristia, e, quanto ao memorial, o nome do município (Descanso, Santa Catarina) em que aconteceu o trágico acidente que vitimou 26 moradores da Salto, em março de 2011, cuja memória foi lembrada com a placa contendo fotos das vítimas.

Após a realização de missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus, os atos inaugurais iniciaram pelas manifestações do presidente do Centro Recreativo Tiradentes, Adelmo Miguel Kramer, e de Senir Schmidt, nora do professor Ildo, seguindo-se apresentação do coral da comunidade Sagrado Coração de Jesus e descerramento da placa da praça.

Depois, junto ao memorial, manifestaram-se o presidente da Câmara, filho e morador de Vila Salto, Fernando Luís Diel, e o prefeito, que destacou o trabalho da arquiteta voluntária Rocheli Andréia Diel, na elaboração do projeto de construção, e de todos os integrantes do grupo de voluntariado Mobiliza, que assumiram a execução do paisagismo, projetado por Miria Philippsen Pereira da Silva, bem como agradeceu aos voluntários da localidade e aos doadores de plantas.

Na sequência, manifestou-se Ademir Casagrande, morador de Descanso e uma das pessoas que prestou socorro às vítimas do acidente, seguindo-se a interpretação da música “O tempo não espera ninguém” por Bruna Jacobs e a soltura de 26 balões por familiares das vítimas de Descanso, sob forte emoção dos presentes (foto 3). O pároco, Padre Tarso Alles, concluiu o cerimonial com bênção dos espaços inaugurados.

O domingo encerrou com almoço na sede do clube Tiradentes, do qual participaram em torno de 450 pessoas.