Dia 26 de Novembro, Dia Mundial das CFRs

• As Casas Familiares Rurais tiveram origem na França em 1937

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 26/11/2015 às 07:48   |   Imprimir

A Fundação das CFRs no mundo definiu o dia 26 de Novembro, como o dia mundial das Casas Familiares Rurais onde tem o objetivo de divulgar as ações realizadas em cada País.

As Casas Familiares Rurais tiveram origem na França em 1937, onde um grupo de famílias do meio rural, propondo a adoção de uma formação profissional aliada à educação humana para seus filhos. Nascia, assim, a Casa Familiar Rural, com a estrutura da Pedagogia da Alternância. Hoje, a Casa Familiar Rural expandiu-se para os cinco continentes, em trinta países, com a mesma concepção - responsabilidade e engrossamento das famílias na formação dos jovens, no sentido de provocar o desenvolvimento global do meio.

No Sul do Brasil, o processo de implantação das Casas Familiares Rurais teve início no Paraná, em 1987. Já em 1991, as Casas Familiares Rurais estavam sendo implantadas nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e desenvolveram-se, também, nos outros Estados do Brasil, sobre a coordenação das Associações Regionais das CFR (ARCAFAR), hoje organiza-se em Confederação Nacional (CONACAFARB).

Desta forma ressalvo a real importância que a Casa Familiar Rural – Filhos da Terra, a qual atua na região de Santa Rosa possui, sendo que trabalha diretamente a formação de agricultores familiares. Possuindo regionalmente vários exemplos de alunos formados e desempenhado de forma satisfatória seu papel na sociedade.

Alguns objetivos que a CFR busca são: oferecer aos jovens rurais uma formação integral, adequada à sua realidade, que lhes permitam atuar, no futuro, como um profissional no meio rural, além de se tornarem homens e mulheres em condições de exercerem plenamente a cidadania, melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais através da aplicação de conhecimentos técnicos-científicos organizados a partir dos conhecimentos familiares, e através da pedagogia da alternância , fomentar no jovem rural o sentido de comunidade, vivência grupal e desenvolvimento do espírito associativo, e desenvolver a consciência de que é possível, através de técnicas de produção adequadas, de transformação de comercialização, viabilizar uma agricultura sustentável, sem agressão e prejuízos ao meio ambiente e desenvolver práticas capazes de organizar melhor as ações de saúde de nutrição e cultural das comunidades.

A CFR, é mantida através de sua Associação, composta esta  pelas famílias, alunos e parceiros em geral, se você se interessa por este sistema de ensino ou em se tornar nosso parceiro, podem nós procurar, ficaremos honrados em lhes ajudar.

Sendo desta forma dia 26 de novembro de 2015 uma data especial, em que o mundo esta mobilizado em prol das Casas Familiares Rurais e pela Pedagogia da Alternância e reconhecimento da Casa Familiar Rural como um instrumento de formação para Vida do jovem Agricultor como um cidadão.

Tatiane Kern Cavalli

Zootecnista