DEFESA DA PRODUÇÃO LEITEIRA

• SANTO CRISTO DESTACOU-SE NO DEBATE EM DEFESA DA PRODUÇÃO LEITEIRA DO ESTADO

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 20/11/2023 às 08:07   |   Imprimir

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promoveu encontro em função da queda nos preços de produção do leite. Do evento participaram prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, produtores e entidades representativas do setor leiteiro. Santo Cristo esteve presente com a comitiva formada pela vice-prefeita, Loreci Finger Riewe, pelo coordenador de Agricultura e Pecuária, Elton Luiz Backes, e pelo produtor Cleiton Giovani Engel.

O presidente da Famurs, Luciano Orsi, lembrou que promoveu o encontro por entender que o problema na cadeia produtiva do leite afeta diversos setores, como a permanência das pessoas no campo, a circulação da economia local e a geração de emprego e renda. Para isso, é preciso viabilizar a permanência do produtor e manutenção da atividade, trabalhando na construção emergencial de alternativas.

O coordenador da Comissão de Enfrentamento da Crise do Leite, Cleiton Giovani Engel, destacou-se por defender com veemência a necessidade de socorro ao produtor e a atividade econômica que a cadeia produtiva faz girar. De acordo com ele, a prioridade deve ser coibir a entrada de leite em pó no estado. Ele ainda reivindicou a fiscalização do leite importado, em virtude da validade do produto e baixo preço de compra. “Está quebrando a nossa produção, tivemos queda de 40% nas vendas no comércio local. Se nada for feito de efetivo, vamos extinguir a produção de leite e condenar o consumidor a pagar R$ 25 no quilo do leite em pó, em um futuro muito próximo”, alertou.

Ao final do encontro, foi formalizada uma carta, subscrita por Famurs, Fetag, Farsul e Ocergs, com sugestões e reivindicações e também foi formada uma comissão para tratar do tema com os governos estadual e federal. Além da representação da Famurs, também integram a comissão prefeitos, secretário e vereadores dos municípios de Santo Cristo, Alegrete, Boa Vista do Cadeado, Três Palmeiras, Campina das Missões, Fortaleza dos Valos, Colinas, Nova Bréscia e o produtor santo-cristense Cleiton Giovani Engel.