SEMANA DO MEIO AMBIENTE

• DEFINIDA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 29/05/2019 às 09:22   |   Imprimir

A Semana do Meio Ambiente é comemorada devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. A data foi escolhida a partir da Conferência da ONU em Estocolmo, na Suécia, quando iniciou a mudança no tratamento das questões ambientais e também foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.
A gestão municipal, para a edição 2019, estabeleceu esta programação:
* Dia 3, segunda-feira: 9h, instalação oficial da Coordenadoria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Econômico no parque de eventos; 9h30, início do recebimento do lixo eletrônico no parque; e 18h30, sessão da Câmara de Vereadores alusiva à Semana do Meio Ambiente com apreciação do projeto de lei que amplia o limite e reduz juros dos financiamentos pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural - Funderur.
* Dia 4, terça-feira: 8h30, protocolo de reivindicação de construção de calçamento entre Bom Princípio Alto e Bom Princípio Baixo por comitiva de lideranças locais; 8h45, protocolo, na Câmara de Vereadores, do projeto de lei de isenção do ITBI em compra de imóveis destinados à instalação, expansão, diversificação ou modernização de empresas dos setores industrial, comercial e de turismo e à geração de emprego e renda, incluídos no programa Invista Mais em Santo Cristo.
* Dia 5, quarta-feira: 13h30, palestra aos alunos da escola municipal São Sebastião, de vila Laranjeira, com o tema "Meio ambiente: o que tenho a ver com isso?", ministrada pela agente licenciadora ambiental Luciane Gorski e pelo engenheiro agrônomo Adriano Weber, e, após, soltura de alevinos no riacho Laranjeira.
* Dia 6, quinta-feira: 9h, ato inicial, em linha Três Lajeados, de construção do trevo de acesso ao distrito industrial e ao centro de distribuição da empresa Quero-Quero; e, às 9h30, plantio de mudas de árvores nativas na área do distrito industrial.
* Dia 7, sexta-feira: 8h, na prefeitura, recebimento de retroescavadeira nova adquirida pela gestão municipal com recursos do governo federal; e, às 9h, assinatura de carta de intenções de instalação da Indústria de Bebidas Kerber.
* Dia 8, sábado: 8h30, na rótula central, parada ambiental com distribuição de material educativo sobre o descarte seletivo do lixo. Participação do grupo de escoteiros Haway e de agentes comunitários de Saúde.
* Dia 9, domingo: recebimento de lixo eletrônico durante o brique na praça.

Itens eletrônicos:
Segundo o diretor de Meio Ambiente, Erni José Johann, “este é um momento de reflexão sobre a situação atual do meio ambiente, com foco na preservação de rios e solo, conservação da biodiversidade, agricultura sustentável, reaproveitamento de materiais, redução e reciclagem do lixo.”
Entre os itens eletrônicos que poderão ser descartados, constam os seguintes: aparelho de som; aquecedor; ar condicionado de janela; batedeira; bebedouro; cabos e fios; cafeteira; caixa de som de micro; calculadora; carregadores em geral; celulares; central telefônica; centrífuga; chuveiro; DVD; estabilizador; fax; ferro elétrico; fontes de computador; forno elétrico; freezer; geladeira; HD; impressora; lavadora de roupa; liquidificador; máquina de escrever; máquina de lavar louça; micro-ondas; modem; monitor; mouse; nobreak; notebook; pen drive; receptores; roteadores; scanner; secadora de roupa; split; teclado; telefones em geral; térmica; televisor; torneira e vídeo cassete.
Pilhas, baterias e lâmpadas não serão coletadas.