DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

  • 05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 04/06/2020 às 16:54   |   Imprimir

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente, foi instituído em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. O objetivo principal da data é chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais , que, até então, eram considerados por muitos, inesgotáveis.

Em nosso município, a Política Municipal do Meio Ambiente instituiu a Semana do Meio Ambiente, que é comemorada nas escolas, creches e demais estabelecimentos públicos, através de programações educativas e campanhas junto à  comunidade, na primeira semana do mês de junho de cada ano. Entretanto, como nos últimos meses estamos vivendo em isolamento social, devido ao novo Coronavírus, as atividades estão sendo feitas de modo diferente, mas com a certeza que a o objetivo de conscientização será alcançado.

Apesar da mudança do modo de ver as questões ambientais, podemos dizer que ainda existem muitos problemas ambientais a serem superados em nosso planeta. Tais como poluição atmosférica, poluição das águas, queimadas, resíduos sólidos e desmatamentos são cada vez mais frequentes e afetam a qualidade de vida do homem e de todas as espécies.

A missão de preservar o meio ambiente pode parecer obrigação apenas dos governantes e ambientalistas, mas esse é um grande equívoco. Todos devemos ser responsáveis por um planeta melhor, afinal, a preservação está relacionada diretamente à qualidade de vida e nossa sobrevivência. Ações simples como fazer uso consciente da água, descartar o lixo no local correto, evitar que os rios e lagos sejam poluídos com lixo e esgoto são tarefas diárias. É preciso deixar de lado as teorias e colocar em prática ações simples e locais, como fechar a torneira na hora de escovar os dentes, por exemplo.

Enfim, somos dependentes dos recursos do meio ambiente e fazemos parte dele, assim, preservá-lo é dever de todos, todos os dias, já que o solo em que cultivamos os alimentos, o ar que respiramos, a água que bebemos, fazem parte da natureza.