ALERTA PARA COMPRA

• ALERTA PARA COMPRA E CIRCULAÇÃO DE GADO DE ORIGEM SUSPEITA

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 22/04/2021 às 08:15   |   Imprimir

Nos últimos dias, crescem as suspeitas de ocorrência de contrabando ou movimentação de gado clandestino. O câmbio favorece essa prática. Polícia e inspeção veterinária já têm flagrado tais ações na região, punindo os infratores com multas, providenciando no abate dos animais de origem desconhecida e destinando carne para região.
O aumento do comércio ilícito de gado provoca o crescimento do risco de contaminação do rebanho local pela aftosa, num momento em que, depois de anos de engajamento dos produtores e de vigilância dos órgãos estatais, o Rio Grande do Sul foi declarado zona livre dessa doença sem vacinação.
A constatação de algum foco de contágio acarretará enormes prejuízos, pois implicará no sacrifício de todos os animais, incluindo rebanho leiteiro, suínos e galinhas, num raio de 30 a 40 quilômetros. Para o vereador Clóvis Lucas Kowalski, “devemos estar atentos e juntos manter nosso município livre da aftosa. Todos fazem parte dessa cadeia: produtores, técnicos e consumidores.”
Por isso a gestão municipal, também, alerta para o cuidado que todos devem ter em não adquirir animais que possam ser produto de contrabando ou de origem incerta. Também toda e qualquer atitude suspeita deve ser denunciada. Para essa finalidade, basta ligar, sem necessidade de se identificar, para estes números: 3541-1831 ou 3512-5850.