OBRA SOBRE IMIGRANTES

• HISTÓRIA DE 100 FAMÍLIAS DE IMIGRANTES ALEMÃES

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 10/09/2017 às 22:06   |   Imprimir

A Coordenadoria de Cultura deve divulgar em breve o projeto Memória Viva, que pretende recuperar e preservar o legado das pessoas que construíram a história e a realidade atual. Refletir sobre a memória, destaca o coordenador Gerson Miguel Lauermann, é valorizar o passado e seus legados, o que ganha em importância para estabelecermos nossa identidade comunitária.

Movido por esse propósito, Lauermann convidou o engenheiro André Luis Hammann para visita a esta cidade e divulgação do livro “Famílias de origem alemã no Rio Grande do Sul”, escrito por vários pesquisadores e genealogistas. Hammann foi entrevistado, por Donato Heinen, no programa Cidade Alerta, da Rádio Regional, e depois recebido no paço municipal.

A obra aborda quatro gerações de 100 famílias imigrantes, entre as quais as seguintes: Becker, Bender, Braun, Endres, Engelmann, Finger, Freitag, Fröhlich, Gehlen, Gräf, Hammes, Jacobi, Jung, Kauer, Klein, Kleemann, Koch, Krause, Lehnen, Löblein, Maldaner, Prass, Rohenkohl, Schardong, Schmidt, Schneider, Stein, Weber e Wolf.

O autor, acompanhado da esposa, Mônica Cristina, doou três exemplares da obra, que ficará à disposição dos munícipes na biblioteca pública Jacob Sandri. Por decreto do prefeito, o casal foi declarado visitante ilustre durante sua estada na cidade.