GRUTA É OBJETO DE ESTUDOS

• GRUTA EM BOM PRINCÍPIO BAIXO É OBJETO DE ESTUDOS SOBRE A SUA ORIGEM

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 11/10/2023 às 07:40   |   Imprimir

O Chefe do Parque Histórico Nacional das Missões, gerido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Filipi Pompeu, e o Mestre-Artífice do IPHAN, Paulo Amauri de Souza, foram recepcionados pelo Diretor do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico, Bruno Rafael Machado, e pelo Coordenador de Ensino, Carmo Afonso Mallmann.

Os visitantes inspecionaram a caverna localizada em Bom Princípio Baixo, conhecida como “Gruta Indígena” desde o início da imigração. O local tem potencial arqueológico pelos vestígios encontrados ao seu redor, como cerâmicas, cachimbos, boleadeiras e pedras lascadas, e que estão no Museu Municipal, onde também foram analisadas por Filipi Pompeu. De acordo com o arqueólogo, as peças podem ter pertencido a uma aldeia guarani, ou mesmo a povos anteriores aos guaranis.

Os próximos passos serão o tombamento dos materiais e a possibilidade de registro da caverna como patrimônio espeleológico, com possibilidade de, no futuro, caracterizar-se como sítio arqueológico caso surjam novas evidências, o que contribuiria para garantir a preservação do local e suas evidências, além de incrementar a exploração turística.

Mais expedições deverão ser feitas para apurar o possível uso religioso da gruta, a idade do município e as características das antigas populações, que, no caso dos guaranis, remontam a dois milênios. Não se descarta também a possibilidade de localização de ferramentas de pedra dos primeiros habitantes humanos do Estado, cuja idade é estimada por volta de oito mil anos. Enfim, conforme pontua Bruno, novos horizontes se abrem para a cultura e turismo locais.