Programa Cooperativismo nas Escolas

• Integração Regional de Cooperativas Escolares, que aconteceu na última quarta-feira

Assunto: Educação  |   Publicado em: 12/11/2015 às 16:51   |   Imprimir

No mês de março, começou a ser executado o programa de cooperativismo nas escolas para o ano de 2015. A parceria firmada entre o Departamento de Educação e Comunicação da Cooperluz e a Secretaria Municipal de Educação resultou em 4 rodadas de formação por escola. Foram atendidos os alunos do 7º; 8º e 9º do ensino fundamental de cada uma das 5 escolas municipais.

Os temas abordados foram definidos com o objetivo de servir de base para o desenvolvimento do raciocínio crítico dos alunos, permitindo aos mesmos uma análise mais real sobre as situações que se apresentam no dia a dia, voltados para a vida em comunidade com a prática da cooperação, fomentadora de desenvolvimento sustentável.

Na última segunda, foi realizado no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Cristo uma plenária de apresentação das ações e projetos realizadas pelas entidades cooperativas e sindicais atuantes no município. Cinco entidades se fizeram representadas e relataram para os alunos do 7º ano a sue histórico bem como suas projeções futuras. Esta atividade foi idealizada com o objetivo de proporcionar uma integração maior entre os estudantes, aproximando-os das cooperativas e sindicatos, fechando desta forma o cronograma de atividades da I Etapa de formação do Programa de Cooperativismo nas Escolas.

No decorrer deste mês, estão programadas viagens de estudos para as turmas do 8º e 9º ano, além da Integração Regional de Cooperativas Escolares, que aconteceu na última quarta-feira, momento em que 7 cooperativas escolares estiveram reunidas no Parque Municipal de Exposições em um dia de reflexão, apresentação dos resultados e integração social e cultural.