Santo Cristo recebeu reconhecimento oficial do TCE e do MP

• O Município de Santo foi oficialmente homenageado pela sua atuação de destaque no atendimento à educação infantil no ano de 2014

Assunto: Educação  |   Publicado em: 05/06/2015 às 11:10   |   Imprimir

O Município de Santo foi oficialmente homenageado pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado e pelo Ministério Público do RS pela sua atuação de destaque no atendimento à educação infantil no ano de 2014. A solenidade realizada em Porto Alegre na última terça-feira contou com a presença do presidente do TCE, conselheiro Cezar Miola, do procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga, do prefeito municipal José Luis Seger, da secretária municipal de Educação e Cultura, professora Marli Schmidt Kreutz, da diretora da Escola de Educação Infantil Cládis Donadel de Wallau, professora Lia Lenz, e da professora Janice Weber, da Escola de Educação Infantil Leopoldo Ames.  A homenagem recebida é um reconhecimento institucional à opção feita em atender da melhor forma ao maior número possível de crianças desde os primeiros meses de nascimento. Por conseguinte, cria-se as condições para que as mães e pais das crianças possam buscar trabalho remunerado deixando os filhos aos cuidados de profissionais bem preparados.

O Governo Municipal investe permanentemente das mais diversas formas na Educação Infantil, dentre as quais a criação de vagas para atender a demanda. Dessa forma, desde 2009 foram criadas 301 novas vagas na educação infantil. Atualmente, 501 crianças de 0 a 5 anos têm acesso à educação pública de qualidade nesta modalidade. Para a melhoria na qualidade do atendimento, o município investe na formação continuada e na contratação de mais professores e atendentes de creche e na aquisição de equipamentos e material pedagógico, bem como no aperfeiçoamento da infra-estrutura de todos os espaços escolares. Hoje, na educação infantil atuam 29 professores e 34 atendentes de creche, além de 9 serventes de escolas.

O Município oferece educação infantil 0 a 3 nas escolas municipais Cládis Donadel de Wallau, Leopoldo Ames e Paulo Freire, na cidade, e na Escola Santa Maria, da Vila Bom Princípio Baixo, e de 4 e 5 anos nas escolas Mainardo Pedro Boelhouwer, São Sebastião e Rio Branco, além de proporcionar vagas em escola privada da cidade.

Os pais das crianças, através dos Conselhos de Pais, têm sido grandes incentivadores dessa política pública e contribuem para a manutenção e o aperfeiçoamento permanente do atendimento à educação infantil.